Páginas

sophon

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
ProFº Filosofia

categorias

Biblioteca

  • A cidade de Deus
  • A essência da religião
  • A filosofia do não
  • Apologia de Sócrates
  • As aventuras do jovem Werten
  • As etapas do caminho da vida
  • Bíblia
  • Diários de um sedutor
  • Emilio
  • Ensaios morais
  • Ensaios sobre a loucura
  • Fausto
  • Fuga para Deus
  • Leviathan
  • O banquete
  • O desejado de todas as nações
  • O mal estar na civilização
  • O nascimento da tragédia
  • Patriarcas e profetas
  • por uma educação romântica
  • Ser e Tempo
  • utopia
  • Vida Plena de poder
Powered By Blogger

meditação

Conhecimento é tudo

21:18, Posted by Cleber Augusto, No Comment

É interessante que o ser humano tem a plena capacidade de desenvolver e evoluir com um destreza fenomenal. E também é fácil notar que por natureza própria ele sempre está em busca de..., ou do novo... de seu interesse. Interesse subjetivo, satisfação e tudo que lhe convém. Destarte disso, é alta a compusividade do consumismo no mundo todo."Seu deleite prazer materialista." ou "Consumo,logo existo."
Isto não acontece somente no Brasil, país sub desenvolvido não; acontece no Brasil, China,India, E.U.A, Europa e em todos os confins da terra. E também não acontece somente nas chamadas classes altas, elite não; todos se enquadram em uma única classe quando o assunto é consumir. "Um corpo, um só membro."
Pergunto: de onde vem tanta vontade, ou necessidade se assim for o jargão mais específico de se consumir tanto?
Somente uma coisa me resta para tentar entender este mundo consumista e materialista... Doença oriunda do egoísmo humano.
O mundo cegou ante tanta oportunidade, facilidade e variedade que lhes é apresentada. As ofertas são tantas que "sem" perceber os homens estão sedados pelo consumismo capitalista e egoísta. Não sabem quem são. O importante é ter e não ser.
Também "sem" perceber, as sociedades de todo o mundo está doente, fadigadas e a beira de um colapso. Todo este horror se dá sem que ninguém perceba realmente as desigualdade que se apresenta, não só material, mas também psicológico, emocional, temperamental e cada vez mais surgindo doenças, causa está do labor imensurável do egoísmo.
Como disse certa vez o pensador Renato Russo;"Nós perderemos entre monstros da nossa própria criação." E está declaração dele pode ser vista também como uma profecia , pois os monstros (tecnologia), que os homens criam estão acabando com a raça humana e com o planeta... Por que será que existe tanta "leitura de auto-ajuda" no mundo?. E Por quê será que aparece a cada dia uma nova fórmula de remédio para doenças depressivas? E o alto índice de violência e suícidio? Como explicar tudo isto? Será por causa do efeito "monstro" que criamos e deixamos de viver para somente se manutenciar, isto é, trabalhar para consumir. Dois empregos já não basta mais, tem que ter um terceiro para poder cumprir com o primeiro mandamento do capitalismo; "Sete dias trabalharás e em um consumireis."
Se o mundo tivesse tempo para leitura observaria o quanto é prazeroso parar um instante, em um lugar sossegado para poder descansar os olhos em uma deliciosa leitura e refletir que essa constante corrida pelo consumo é irascível, inútil e mortal. Quão satisfeito com certeza ficariam de saber que a leitura provoca bem estar, saúde, harmonia e principalmente conhecimento.
Há uma passagem no livro da bíblia, mais precisamente no livro de Oséias: 4:6, que diz o seguinte: "O meu povo está perecendo por falta de conhecimento..." palavras estas do próprio Deus. O mundo está morrendo por falta de conhecimento. É importante ressaltar em pleno século XXI, onde todos estão concentrados no mundo científico tecnológico, que as palavras de Deus não está dizendo que o mundo está perecendo por falta de tecnologia, ciência, consumo, dinheiro, comida, roupa, carro, celular etc...
Está perecendo por falta de conhecimento, não conhecimento científico tecnológico, material, capitalista não; perecendo por falta de conhecimento de si mesmo, por falta de conhecimento do próprio limite, por falta de conhecimento do próximo, por falta de conhecimento da natureza, por falta de conhecimento do que é o amor e principalmente por falta de conhecimento de querer conhecer a Deus.
O conhecimento que o homem tem através das ciências e outros conhecimentos estão fazendo com que a humanidade fique doente. Está mais estragando do que ajudando na qualidade de vida. A ciência faz com que as pessoas fiquem mais tempo ocupados com ela (ciência)do que consigo mesma ou com a família, aliás; que família?...
Somente quem começar a tirar o mínimo que for de tempo para leitura, começará a enxergar que toda esta corrida pelo consumo inveterado não trará a recompensa que tanto busca.
O conhecimento é tudo.
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João: 8:32

No Comment