Filosofia... que é isto mesmo?
Como podemos pensar em filosofia em um momento em que quase que generalizado por todos os âmbitos e aspectos ela tem sido sufocada por uma sociedade existencialista doente?
A pergunta na verdade não seria está mesma a apropriada; e sim saber se ela; a sociedade patológica, sabe em pleno século XXI o que é filosofia; chegando eu mesmo a quase absoluta conclusão que não sabe, ou se sabe finge que não sabe, ou pior ainda ignora-a.
E partindo do pressuposto da palavra “ignora”, fica relevante a esta pauta a sociedade constituída por milhares de ignorantes que ao menos se dão o trabalho de refletir que a massificação da massa vem mesmo da massa.
Imagine que quando Mário Quintana em uma das suas antológicas poesias escrevera: “O pior analfabeto é aquele que sabe ler e não lê”. Vivemos uma realidade em que tudo é dominado em velocidade altíssima pela tecnologia, (que em minha opinião é a grande responsável por está sociedade doente), que se tem todos os recursos possíveis e imagináveis para que se possibilite a evolução intelectual. Mas infelizmente não é isso que se vê. Vemos e presenciamos o oposto, vemos a presença nítida da ignorância tomando conta da sociedade, vemos a fraude que a tecnologia causa na sociedade, vemos a arma bélica que ela vem se tornando e matando a sociedade. Quero deixar claro que a sociedade exibida aqui é a sociedade massa; por favor não vamos “confundir”...
Falar em filosofia para a sociedade massa em que seus concorrentes diretos são as mais diversas e variadas “promoções” ofertadas (Google,MSN,Orkut, facebook ...), e outras parafernálias é utópico.
Mas a questão que quero despertar é que não estou falando mais de uma sociedade onde “os menos favorecidos” eram tidos como “coitadinhos”, ou como; “Oh céu; Oh vida; Oh lugar !!... não; estou falando de uma sociedade que apesar da ininterrupta luta e dificuldade que desde de outrora sempre existiu e, que também bravamente resistiu por todos os tempos e lugares, tem tido sim sua façanha e chance de tentar melhorar, melhoria está não materialmente dizendo, e sim intelectualmente, pois hoje sim é possível pensar em algo mais concreto como uma real essência de sua existência com ser.
Basta querer se interessar, algo que a tecnologia roubou com suas “promoções” infinitas e “atraentes”, e que a sociedade massa em “sã” consciência admitiu, pois ela mesma se usufrui dela (tecnologia), para debutar-se com seus celulares, relógios, games e televisores TUDO DE ÙLTIMA GERAÇÂO, simplesmente para provocar o que Thomás Hobbes diz com inteira e completa propriedade em seu tratado político O Leviathãn; “ O estado natural dos homens é o egoísmo”. Ratifico; tudo de última geração; menos a forma de pensar. A ignorância é a mesma, e o egoísmo também...
A filosofia perde espaço ou até mesmo corre o risco de extinguir (Deus queira que eu esteja errado), por que a sociedade massa tem como prioridade a “utilidade” prática de consumo do bem material, ou seja, só lhes é útil aquilo que consome materialmente de efeito efêmero.
Fora constatado pela filosofia que a patologia sofrida pela sociedade massa é a alta porcentagem de materialismo e consumismo ingerido oferecida pela “matrix” capitalista tecnológica. No entanto a mesma (sociedade massa), recusa-se a aceitar a medicação oferecida pela filosofia, (conhecimento), preferindo até o presente momento permanecer em sua patologia terminal.


