A vida nos ensina que tudo que se apresentam em nossa realidade tem um curso e regência natural das coisas.
Como diria o filósofo da Phisys Heráclito: “tudo flui”.
O mundo é movido pelo antagonismo, pelas mudanças e transformações tanto pelo fenômeno da natureza a partir do tempo, como pelo processo histórico e cultural engendrado pelo homem, ou seja, o poder da técnica promovido pela capacidade intelectual.
Nesse mundo necessariamente se obtêm os dois lados da realidade... ora pela satisfação, ora pela insatisfação, ora pelo riso, ora pelo choro, ora pelo dia, ora pela noite, ora pelo sol, ora pela chuva, ora pela saúde, ora pela patologia...e assim é o curso natural das coisas, da natureza, da vida.
Diante dessa imensurável realidade temos que aprender a aceitar o curso natural das coisas, pois desde de antemão, desde que nos apresentamos nesse orbe as coisas assim o é. O necessário não tem como evitar.
A aceitação as vezes por conta da nossa displicência se torna um fardo, uma tristeza, uma dor, que se deixar vai minando o nosso ser até se tornar na maior profunda depressão. Acabando com a vontade, vontade essa subjetiva de cada ser de viver.
Nascemos, vivemos e morremos, não só nós seres humanos animados, mas as outras espécie também animadas deixam de existir no curso de seu tempo.
E também as outras coisas inanimadas também desaparecem com o tempo.
Mas enquanto seres vivos, nós humanos, possuidores de atributos intelectual diferenciados dos demais seres não devemos deixar desaparecer a alegria de viver.
Alegria está que vem com seu subjetivismo de cada indivíduo, com as mais diversas características pontuadas que se possa imaginar. Homens, mulheres, crianças, idosos, toda espécie humana com seu próprio modo de ser.
Nós temos que ter alegria em tudo o que fazemos, pois o necessário não deixa de ser, está aqui para nos completar e fazer com que aceitemos a realidade do cosmo.
Essa aceitação é a plena satisfação que nos conduzirá para a alegria da vida, do viver.
Não importa que situação se esteja passando ou almejando, o mundo fora feito para que possamos viver com alegria, aceitar a condição nos dada desde antemão.
O antagonismo fora sempre necessário para contribuir para nossa alegria.
A alegria se encontra no viver diário, nos afazeres diários; nas lutas que enfrentamos, nas dificuldades que cuidamos, nas vitórias obtidas, no sucesso que alcançamos, no choro que nos vêem, no riso que estampamos, na dor que sentimos, no alívio que é agraciado.
Alegria é isso, viver. Fazer o melhor de si, dar o melhor de si, aceitar o que se apresenta a si. Alegria é viver...
Viver aceitando o antagonismo do mundo, simplesmente viver.
Alegria está em tudo em que se vive; no ensinar, no aprender, no brincar, no trabalhar, no plantar, no colher, no escrever, no ler... enfim; a alegria está no simples fato de viver.
A única coisa que não pode desaparecer é a alegria de viver
07:23, Posted by Cleber Augusto, No Comment


