Em um dia de eventualidade no qual tive que ir buscar a minha avó-mãe na rodoviária ás 5:40 da manhã, me deparei dentro do vagão do metro com seus anúncios. E num desses anúncios me atraiu a atenção.
Era o anúncio da pré- estréia do filme “Homem de Ferro 2”. Fiquei constrangido por alguns minutos observando o cartaz que por sua vez era muito chamativo e convidativo. Fiquei observando a roupa, ou o uniforme característico de seu personagem. Suas peculiariedades e sua performance. Cheia de armas, segredos,truques, uma verdadeira trincheira móvel. Uma alta fortaleza quase intransponível, um verdadeiro Titan. Tudo perfeito, se não fosse ficção. Daí comecei em minha mente a viajar pela aquela vislumbrante imagem do cartaz no interior do vagão do metro. E comecei a uma indagação interna, um questionamento comigo mesmo sobre o tal “Homem de Ferro” a ser exibido logo nos cinemas; seria ele mesmo um verdadeiro “Homem de Ferro” que a humanidade precisa? Seria isso mesmo que as pessoas queriam para si; queriam ser, ou seja, viver adereçadas, fantasiadas, presas por uma fantasia eximindo sua liberdade, seu prazer de ser autêntico? Creio em minha humilde concepção que não.
Penso que os verdadeiros “Homens de Ferro” somos nós, que ás 7:00hrs, ás 6:00hrs, ás 5:00hrs, ás 4:00 hrs da manhã já estamos de pé para darmos início aos nossos afazeres diários, nossas lutas ininterruptas. “Homens de Ferro” são todos aqueles que enfrentam todos os dias ônibus lotados, trânsito caótico, estresse á beira de um colapso, a entediante rotina da vida, e que mesmo com todas as dificuldades intermináveis e imagináveis não desistem de lutar. “Homens de Ferro”, digo “Homens de ferro”, me refiro a humanidade toda, homens, mulheres, crianças, estudantes, enfim todo ser vivente pensante.
Nossas vidas são verdadeiras vidas de “Homens de Ferro”, vidas de lutas para a auto sobrevivência, para a garantia de uma existência digna, o desejo de realizar sonhos. Isso sim são “Homens de Ferro”, que por sua vez estréia a cada dia após o outro, com o mesmo ritmo; e detalhe, nunca sai de cartaz.
Podemos dizer por considerações finais que somos todos “Homens de Ferro,1, 2,3,4...”


