Páginas

sophon

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
ProFº Filosofia

categorias

Biblioteca

  • A cidade de Deus
  • A essência da religião
  • A filosofia do não
  • Apologia de Sócrates
  • As aventuras do jovem Werten
  • As etapas do caminho da vida
  • Bíblia
  • Diários de um sedutor
  • Emilio
  • Ensaios morais
  • Ensaios sobre a loucura
  • Fausto
  • Fuga para Deus
  • Leviathan
  • O banquete
  • O desejado de todas as nações
  • O mal estar na civilização
  • O nascimento da tragédia
  • Patriarcas e profetas
  • por uma educação romântica
  • Ser e Tempo
  • utopia
  • Vida Plena de poder
Powered By Blogger

meditação

Frequentadores de escolas

10:39, Posted by Cleber Augusto, No Comment

O fato que ocorre nesta altura do século quanto ao assunto referente a educação promovida pelos maiores interessados, isto é, os estudantes tem se visto uma grande alienação por partes deles. Aliás, melhor retificando; não são os estudantes propriamente ditos que se encontra em pauta, mas sim os “alunos” que freqüentam as nossas escolas sem comprometimento algum, desinteressados de tudo que se pode imaginar com a realidade, vivendo num mundo integralmente de uma irrealidade notória, promovendo o próprio afundamento de seu ser como perspectiva humana, e indiretamente ou diretamente, não se pode afirmar corretamente pois nunca se sabe o que se passa na cabeça dos mesmos, vem alienando a sociedade acarretando um grande desastre sócio-histórico cultural futuramente.
Como admitir que no auge das ciências e tecnologias a favor do progresso do homem, haja pessoas que freqüentam a escola para todos os fins, menos para seu maior fundamento que é estudar, aprender e obter conhecimento? Como tentar entender e aceitar que um ser humano “normal” se desloque para um lugar que é estritamente feito para obter a maior concentração possível e adquirir o maior e melhor conhecimento favorável, se encontre na interioridade desse local sem ao menos tirar a mochila das costas durante quatro horas?
Como ter um olhar diferenciado para um ser humano “normal” desse se em um lugar onde deveria apresentar o maior respeito possível, para si próprio e para com seu semelhante e para seus educadores, se os mesmos (frequentadores de escolas), ao menos se dão o trabalho de respeitar esse ambiente?
Não tem como avaliar essa alienação educacional dos de que deveria ser chamados “Futuro da nação”, pois se torna inaceitável observar que dentro de uma sala de aula há celulares, músicas, brincadeiras e outras parafernálias concorrendo com os professores ao mesmo tempo de suas explicações. Uma verdadeira alienação dessas pessoas que além de perderem seus tempos subjetivos, atrapalham aqueles que realmente buscam conhecimento e projeção como ser.
Hoje há alunos que são empurrados anos após anos, promovidos por um sistema falido educacional que promovem “frequentadores de escolas” que ao menos sabem ler e escrever, não por falta de qualificação por parte dos profissionais das áreas específicas, mas por terceiros que estão empenhados por outros interesses (números), e aceitam “alunos” que se quer são acompanhados por seus próprios pais. Estão confundindo educação com instituição filantrópica que está para auxiliar socialmente os menos favorecidos.
A educação não dever ser vista como tais instituições, e sim com uma promovedora e mediadora do progresso da nação e formação de indivíduo como ser atuante na sociedade. Uma sociedade de ser humano de verdade.
Há “alunos” que chegam ao terceiro ano do ensino médio que ao menos leram um livro, ou seja, em onze anos dentro de uma instituição educacional, e ao menos ler um livro se quer; brincadeira! E há ainda quem diga que a culpa é dos educadores!
Mas para não perder o foco da pauta, quero dizer aos verdadeiros estudantes que não desistam, e enxergar com “bons olhos” está Alienação educacional, pois na verdade são os verdadeiros conhecedores que farão a diferença futuramente e serão bem sucedidos, e também veja o lado bom da coisa; são menos concorrentes e mais alienados para que vocês mandem, pois o ofício “oficial” dos alienados é esse, gostar de ser subordinado.
Fim ao sistema de “freqüentadores de escolas”, que deixem nossos verdadeiros estudantes estudarem...!

No Comment